O mestre da vida - Análise da inteligência de Cristo - Augusto Jorge Cury
Augusto Jorge Cury (Nasceu na cidade de Colina, uma cidade do estado de São Paulo, no dia 2 de outubro de 1958) é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Augusto é autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil.
Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e concluiu O seu doutorado internacional em Psicologia Multifocal pela Florida Christian University, no ano de 2013, com a tese "Programa Freemind como ferramenta global para prevenção de transtornos psíquicos". Na carreira, dedicou-se à pesquisa sobre as dinâmicas da emoção. É pós-graduado na PUC de São Paulo. Cury é professor de pós-graduação e conferencista em congressos nacionais e internacionais. Foi conferencista no 13.° Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos. É um dos raros brasileiros que tem sua teoria utilizada em pós-graduações Stricto Senso, hoje adotada na Universidade de São Paulo. Segundo algumas editoras é o psiquiatra mais lido da atualidade. Recebeu o prêmio de melhor ficção, no ano de 2009, da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro O Vendedor de Sonhos, que foi adaptado para o cinema em 2016, numa produção brasileira com direção de Jayme Monjardim.
Cury é membro de honra do Instituto da Inteligência, de Portugal, diretor da Academia de Inteligência - instituo que oferece treinamento aos psicólogos e educadores. É Doutor Honoris Causa da UNIFIL- Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, no Paraná.
Teoria da inteligência multifocal
Augusto Cury na 11.ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, 2011
Pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Cury desenvolveu pesquisas, sem vínculo com universidades, voltadas à teoria da Inteligência Multifocal. A teoria visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento. Publicou “Inteligência Multifocal”, em 1999, onde apresenta mais de 30 elementos essenciais para a formação da inteligência humana, como o processo de interpretação e o fluxo vital da energia psíquica.
Dedicou-se durante 17 anos à pesquisa sobre as dinâmicas da emoção. É o criador da Teoria da inteligência multifocal, que visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas de como devemos fazer para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento.
As tensões e angústias do dia a dia são temas constantes em suas conferência e seus livros. Os problemas derivados do trabalho excessivo e as exigências do mundo moderno também são assuntos constantes nas explanações.
É uma metodologia utilizada nas escolas Menthes, a qual promove o desenvolvimento emocional de crianças, adolescentes e adultos. Desenvolveu o projeto Escola da Inteligência que tem como principal objetivo a formação de pensadores através do ensino das funções intelectuais e emocionais mais importantes para crianças e adolescentes, tais como o pensar antes de reagir, a proteção de sua emoção, o colocar-se no lugar dos outros, expor e não impor as suas ideias. Também elaborou o Programa Freemind, para contribuir em conjunto com as casas de acolhimento de usuário de drogas, clínicas, ambulatórios e escolas no desenvolvimento de uma emoção saudável, para a prevenção e tratamento da dependência de drogas.
Quando desafiado pelo escritor Paulo Coelho a comprovar os números da sua vendagem de livros, Augusto Cury declarou: "A preocupação com o primeiro lugar é sintoma típico de uma sociedade doente e sedenta de fama".
Prefácio
ós nos alegramos pelo fato da coleção “Análise da
Inteligência de Cristo” estar sendo publicada em diversos países
e ajudando milhares de leitores. Meu desejo inicial era de publicar
apenas três livros. Todavia, a personalidade de Cristo é tão
espetacular que à medida que comecei a investigá-la mais
profundamente percebi que três livros seriam insuficientes.
Pensava, por exemplo, em escrever um livro sobre os
enigmas e as lições de vida presentes no julgamento e na morte
de Jesus. Não foi possível. Há tantos eventos presentes no seu
julgamento e crucificação que os abordarei em dois livros. Esses
momentos da história de Cristo são tão complexos e relevantes
que mudaram as páginas da história. Da sua prisão ao último
suspiro na cruz decorreram menos de 24 horas, mas foi o
suficiente para que se contasse a história antes de Cristo (a.C.) e
depois de Cristo (d.C.). Toda vez que escrevemos o ano em que
estamos, testemunhamos que Jesus Cristo dividiu a história.
Um dia, eu e o leitor morreremos e, com o passar do
tempo, cairemos nas raias do esquecimento. No máximo algumas
pessoas mais íntimas se lembrarão de nós e sentirão o calor da
saudade. Todavia, o mestre dos mestres é inesquecível. As
reações emocionais e os pensamentos que teve no ápice da dor
fogem completamente ao que se poderia esperar de um homem
no seu caos.
Neste livro, “O Mestre da Vida”, analisaremos as
profundas lições que eles nos deixou durante sua vida e
particularmente durante sua prisão, julgamento e condenação à
morte. A maneira como ele superou sua dor, venceu o medo,
suportou a humilhação pública e preservou sua lucidez num
ambiente inóspito nos deixa atônitos. Este livro termina quando
ele sai sangrando da fortaleza Antônia, a casa de Pilatos,
sentenciado à morte e carregando a cruz.
No próximo livro, “O Mestre do Amor”, estudaremos os
fatos fundamentais que ocorreram na sua longa caminhada até
o Gólgota e os fenômenos misteriosos e palavras inigualáveis
que ele proferiu durante a sua crucificação. Jesus foi um mestre
do amor até o seu coração silenciar-se.
Outro livro que fará parte desta coleção será “O Mestre
Inesquecível”. Nele investigaremos o perfil psicológico dos
discípulos antes da morte do seu mestre, tais como seus conflitos,
dificuldades, temores e no que eles se transformaram nas décadas
seguintes. Estudaremos a mais profunda revolução ocorrida em
pessoas incultas. Galileus iletrados e sem grandes qualificações
intelectuais desenvolveram as funções mais importantes da
inteligência, sofreram uma profunda mudança no cerne de seu
espírito e alma e, por fim, incendiaram o mundo com a
mensagem do carpinteiro da vida.
Os leitores que não tiveram oportunidade de ler os livros
seqüencialmente não precisam se preocupar, pois eles podem
ser lidos separadamente.
Agradeço a todos os leitores, entre os quais reitores de
universidades, médicos, psicólogos, professores, empresários,
jovens, adultos, bem como aqueles que não tiveram condições
de fazer um curso superior, mas que são igualmente dignos, que
nos têm enviado e-mails e cartas animadoras, revelando que
abriram as janelas de suas vidas e arejaram suas emoções após a
leitura destes livros.
Alegro-me também porque muitas pessoas procedentes
de diversas religiões nos escreveram dizendo-se encantadas com
a personalidade do mestre dos mestres, expressando que
reacenderam a chama de amor por ele e que através deste amor
têm aplainado as suas diferenças. Animo-me em saber que ateus
têm sido ajudados por estes textos e que pessoas pertencentes
a religiões não cristãs têm igualmente comentado que suas vidas
ganharam um novo alento após a leitura desta coleção.
Estou contente pelo fato de diversas faculdades de
pedagogias e outros cursos, bem como escolas secundárias
estarem adotando estes livros, objetivando estimular a arte de
pensar e as funções mais importantes da inteligência tanto dos
professores como dos seus alunos.
Apesar deste avanço, ainda demorará muitos anos para
que a Psicologia e a Educação percebam o erro que cometeram
por não ter investigado a personalidade de Jesus Cristo e
utilizado sua riquíssima história, bem como o treinamento da
emoção e os mecanismos psíquicos e pedagógicos que ele
utilizava para prevenir doenças psíquicas e gerar homens livres,
felizes e líderes do seu próprio mundo.
As reações de encantamento pelo “mestre da vida” que as
pessoas têm manifestado com esta coleção não são frutos de
minha habilidade como escritor, mas da excelência do
personagem que descrevo. Tenho convicção das minhas
Prefácio
Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre da Vida
limitações e das deficiências da linguagem para descrever a sua
grandeza.
Torturado, ele demonstrou grandiosa coragem e segurança.
No extremo da dor física, produziu frases poéticas. No topo da
humilhação social, expressou serenidade. Quando não havia
condições de proferir palavras, ensinou pelo silêncio, pelo olhar,
pelas reações tranqüilas e, algumas vezes, pelas suas lágrimas
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